terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

NIRVANA - HISTÓRIA E SHOW LEGENDADO

NIRVANA
FONTE: MOVIMENTO DO ROCK

Nirvana é definitivamente minha banda de rock preferida. A conheci em meados de 2001, época em que entrei em contato também com a música eletrônica.

A banda Nirvana esteve em atividade de 1987 a 1994 e popularizou um subgênero do rock alternativo chamado de grunge ou Seattle Sound, um estilo livre, com guitarra com alto nível de distorção, efeitos de fuzz e feedback. Muitos alegam que trata-se de som de garagem, um estilo "grungy"(jargão em inglês significando "sujo") com performance desleixada.

Em 1985 Kurt Donald Cobain (1967-1994) criou uma banda de punck rock chamada Fecal Matter, que gravou um único demo.

Em 1987, Cobain começou a ensaiar com Krist Novoselic músicas da antiga banda e recrutaram o baterista Aaron Burckhard. Daí surgiram novas composições e novos nomes para a banda, como Skid Row, Pen Cap Chew, Bliss. Finalmente escolheram Nirvana, nome segundo o vocalista, bonito, agradável, com boas energias, nada mesquinho, nem obsceno.

O som do Nirvana foi influenciado pelo rock dos Melvins, do punk dos anos 1980 e pelo heavy metal do Black Sabbath.

No final de 1988 surgiu o single "Love Buzz" pela gravadora independente Sub Pop, de Seattle, e logo lançaram seu primeiro album, "Bleach".

No final de 1989 a banda gravou o EP Blew. 

Em setembro de 1990, depois de entrada e saída de alguns bateristas, chegou à banda Dave Grohl, permanecendo até o final. Nesse mesmo ano fecharam contrato com a DGC Records, lançando "Nervermind". 

"Smells Like Teen Spirit" estourou em 1990 nas rádios principalmente por causa da transmissão do videoclipe da canção na MTV. Essa música foi considerada pela crítica "o hino de uma geração", sendo Cobain considerado o porta-voz. Em 1992 o álbum conseguiu o 1º lugar das paradas de álbuns da Billboard e também liderou as paradas em vários outros países e chegou a vender mais de 8.5 milhões de cópias nos Estados Unidos.



NIRVANA
FONTE: HOTEL ROOM

A DGC lançou a coletânea "Incesticide" em dezembro de 1992, incluindo várias gravações raras.

Em fevereiro de 1993 Nirvana fez parceria com The Jesus Lizard e lançaram "Puss"/"Oh, the Guilt. Em setembro deste ano, lançaram "In Utero", iniciando a primeira turnê nos Estados Unidos em dois anos.

Em 1994 iniciaram uma turnê pela Europa. Em março, em Roma, Kurt Cobain sofreu uma overdose, foi atendido no hospital local, depois foi para uma clínica de reabilitação, mas fugiu. 



KURT COBAIN
FONTE: AMBROSIA

Infelizmente Cobain foi encontrado morto em  8 de abril de 1994, em sua casa em Seattle. Oficialmente, sob grande influência de drogas, deflagrou um tiro contra a própria cabeça.

Após a morte de Cobain, o Nirvana lançou três álbuns ao vivo, um deles o MTV Unplugged in New York. 

Mesmo contra sua vontade, o vocalista Cobain tornou-se o representante de uma geração, a geração X. Jovens por vezes desiludidos, complexados, chateados, revoltados, rejeitados, diferentes, ou simplesmente que desejavam se divertir, tinham agora uma banda que representava seu grito.

Com letras carregadas de conflitos adolescentes, adaptações sociais, desilusões e também amor, além de crítica, Nirvana fazia a cabeça do jovem dos anos 90 e continua fazendo.

Um som de garagem, sem maquiagem e roupas de gala. Um som animado, pulsante, envolvente, constituído por uma guitarra solta, microfonia, ótimas melodias e rifs, e aquela voz única de Cobain gritando por cada um de seus fãs.


KURT COBAIN
FONTE: CONFEITARIA

Cobain por vezes dizia que gostaria de estar atrás dos palcos. O sucesso, de certa forma, foi um desafio que ele não soube administrar. Os problemas com o vício em heroína eram visíveis e o casamento com Courtney Love era muito problemático.  Kurt Cobain teve apenas uma filha, Frances, em 1992.



COBAIN
FONTE: WEB

O vocalista do Nirvana era um talentoso músico, grande compositor, além de bom cantor, sem comentar da bela aparência. Resoluto, nada discreto, ousado, dedicado, em busca os acordes perfeitos que representassem sua dor, sua angústia, sua alegria, sua exitação, o choro dos fãs, o êxtase dos fãs, o grito dos fãs.

Deixou-nos órfãos em 1994, com apenas 27 anos. Fez história na música e continuará fazendo-nos pular e curvar nossas cabeças.

Minhas músicas preferidas são "Territorial pissings", música que nos impulsiona para o alto literalmente, "Dumb", "Something in the way", "Smells like teen spirit", dentre tantas outras.

E agora nosso amigo e irmão Felipe Hakinny nos presenteia com um show completo do Nirvana legendado em português e inglês. Foi gravado em Paradiso, Amsterdam em novembro de 1991. É o show que mais gosto da banda. Espontaneidade, energia, animação do público. Foi esse que sugeri e o amigo atendeu. 


Inicialmente ele publicou apenas a primeira parte com mais de 30 minutos. No total são 17 músicas. Nessa parte há 9 canções. Felipe ainda está trabalhando na segunda e última parte, um grande esforço e dedicação.

Setlist deste vídeo:

1) Drain You
2) Aneurysm
3) School
4) Floyd The Barber
5) Smells Like Teen Spirit
6) About A Girl
7) Polly
8) Lithium
9) Sliver



Belo trabalho, amigo Felipe. Nós agradecemos e muito. Breve postaremos a segunda parte. Assista em 1080p e no máximo volume. Obrigado, Felipe Hakinny!

Obrigado a você que me acompanhou até aqui nessa publicação. Nirvana na veia! See ya!

Texto e pesquisa:
Miguel Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.