segunda-feira, 6 de novembro de 2017

VIDEO E MP3 "ON THE BEACH"

Hello, everyone. Hi, you. Trago agora para você minha mais novíssima composição instrumental: "On the beach"(na praia).

Trata-se de uma música reflexiva, para meditação. Pode revelar alegria, admiração, ou mesmo saudade, tristeza - dependerá do receptor (no final do texto trarei minhas impressões subjetivas).



Dessa vez não utilizei piano, apenas violão e violino e claro, bateria. Com baixo BPM, somente 80, a música tenta apresentar a serenidade, paz, leveza, a grandiosidade do mar e os sentimentos empregados nele, em nós, na vida.

A melodia principal foi produzida com o plugin Real Guitar, adicionando efeitos de delay e reverb. Para acentuar a sensibilidade necessária a música, adicionei o timbre de uma harpa com o plugin Orchestral. Há dedilhados no violão e no último refrão uma levada mais pop. Sobre o último refrão elevei meio tom, dando mais intensidade com bateria. No final, acrescentei uma sequência de acordes diferentes.

A música começa muito suavemente apenas com a melodia do violão e acordes do sylenth ao fundo. Depois os acordes de um violão são inseridos apenas em um dos canais, e em seguida, violinos, efeitos etc.

É minha primeira música instrumental constituída totalmente por instrumentos de cordas, mais precisamente instrumentos virtuais.

Estava trabalhando nessa melodia a mais de um mês e, apesar do refrão ser constituído pela mesma sequência de acordes de uma outra música, tive o desvelo em inovar totalmente na melodia.

Plugins utilizados: Orchestral, SI - Strings, Real Guitar, Sylenth, Addictive Drums.

Para a renderização e edição utilizei como de costume o After Effect e Sony Vegas. Nesse caso o trabalho foi exaustivo pois a captura do video do FL não ficava fluída, ou seja, havia travamentos graves. O diagnóstico: redução de memória ram. Meu pc tinha 6 GB, mas a de 2 GB queimou a alguma semanas.

Inicialmente desliguei antivírus, desconectei internet e até substituí plugins por um teclado nativo leve e reduzi a tela de captura do programa oCam de 1080p para 720p e 480p aproximadamente. Usei o Atube catcher também. Ainda assim travava. Depois de muita pesquisa de programas e extensões que não gravavam em alta resolução, encontrei o software Dr.Capture, que é leve e captura de modo satisfatório a tela de máquinas simples. O resultado não é o mesmo que o encontrado no oCam, embora tecnicamente ofereça a mesma resolução, mas a imagem é boa.

Adicionei imagens em 720p que registrei em 2010 na praia de Estância - Sergipe chamada Abaís. Foi uma boa união pois acrescenta muito a proposta emotiva. Inseri efeito de "Light leak" e reduzi a tela com bordas brancas. Pena que não encontrei o áudio original das ondas e achei coerente não utilizar de nenhum na rede.

O nome dessa música seria "dreams", mas resolvi chamá-la de "on the beach", pois esse último denota com exatidão e de modo mais real, palpável, direto, a essência da composição.

Sim, a miniatura do vídeo é uma foto tirada daquele dia, eu e meu primo.

Essa é uma música que exalta a tranquilidade, a paz, o relaxamento, quer você esteja a beira do oceano ou assistindo-o através de uma tela, o que foi o meu caso: faz tempo que fui à praia.

É salutar também avaliarmos o quanto a rotina ofusca nosso contato com a natureza, o concreto quase sufoca-nos. Parece que não temos tempo para admirar o verde, ou talvez tenhamos, é uma questão de administração, prioridade.


Análise subjetiva:

Paramos, por vezes, perplexos, admirados, frustrados, insignificantes, diante da imensidão do mar, da vida, das escolhas. Enquanto aquela brisa nos afaga e nos envolve, a linha do infinito parece tão distante e ainda assim podemos quase tocá-la. A profundeza do azul esconde nossos sentimentos, que por sua vez se perdem numa vida tão fugaz. O mar está ali a bilhões de anos. Nós estamos aqui por algumas décadas. E vamos embora. Tão pequenos somos e tão pouco tempo temos para pisar descalços a areia da praia, que continuará após nossa partida. E sobre a partida, a imagem daquela garota surge em nossos pensamentos. E se a convidássemos mais uma vez? Aquela tarde poderia repetir-se ou ser diferente, talvez. Onde ela está? Ainda sentiremos aquele beijo molhado sob a luz do sol de domingo na praia? Ainda teremos feriados e domingos tão saborosos como a alegria do sorriso dela? Essa música é uma mistura de saudade, alegria, contemplação, calmaria, paz, tristeza.

Curta também essa e outras músicas no meu canal no soundcloud e ainda no 4Shared.






Há, o projeto totalmente original, criado do zero, está disponível para você estudá-lo: baixe o projeto FLP aqui.

Thank you.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.