SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: MÚSICA INSTRUMENTAL "SOMBRAS DO TEMPO"

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

segunda-feira, 8 de maio de 2017

MÚSICA INSTRUMENTAL "SOMBRAS DO TEMPO"

Após mais de dois meses de trabalho na composição, finalmente está pronta e registrada minha segunda música instrumental.



Está compartilhada no Soundcloud, PalcoMp3 e 4Shared.

Tecnicamente a música é a união harmoniosa de três composições originais. Criei a  primeira parte - onde há predominantemente a inserção da bateria - há cerca de dois meses.

A segunda parte trata-se da melodia que formulei em 2011 para a animação "Sombras do tempo" inscrita no concurso "Tela Digital" da TV Brasil. Não gostei da animação, pois utilizei uma técnica rústica (desenhos no paint, usando um programa chamado 'pencil') e  roteiro, qualidade e resolução deixaram a desejar. Porém, amei a trilha sonora e desde então a havia esquecido, ignorado, sem registrá-la isoladamente (embora houve registro da obra completa na ANCINE).

A terceira e última parte da composição é o refrão de uma outra música instrumental alegre que criei a mais de dois meses. Percebi que a estrofe dela tinha caraterísticas compatíveis com a música mais recente (a primeira parte), como acordes iguais, embora não sequenciais, e fiz a escolha de preservar apenas o refrão.

Apesar de possuir um teclado Cássio CTK 3200, toda a música foi criada no FLStudio. Consigo tocar a música no teclado, mas não com o dedilhado necessário da mão esquerda. Estou trabalhando para melhorar na sincronia e no dedilhado da mão esquerda. O teclado, como de praxe, é essencial para a criação e análise dos acordes durante o processo.

Plugins utilizados: EzKeys, Nexus, Orchestral e Addictive Drums.

Dados curiosos: na primeira versão adicionei o dedilhado de violão, mas o resultado não foi satisfatório e bem diferente da proposta original no piano (instrumento que mais gosto).

Originalmente não haveria bateria, mas terminei a adicionando, trazendo mais dinamismo.

O nome da música seria "Shadows", mas no final prevaleceu o título da animação que inspirou a composição de 2011.

            


Interpretação subjetiva:

Reflexiva, introspectiva, emotiva, essa composição tenta transmitir sentimentos vividos em momentos únicos, perdidos no tempo, na memória.

Inacessível por essência, o passado emerge em lembranças vívidas, e a consciência, que anda de pés descalços pela estrada da vida e consciente de sua finidade, depara-se perante as escolhas feitas, os acertos, desencontros, frustrações, expectativas.

O espantoso tamanho do Universo e nossa pequena e tênue linha existencial parecem convergirem numa mistura homogênea de sensações em frente ao espelho. A despedida eterna torna essa imersão mais dramática e amarga, de imensurável frieza e dor. 

O som do trombone ao fundo assemelha-se a um choro sincero involuntariamente liberto, necessário. 

No final, uma melodia levemente alegre timidamente aparece pregando que a felicidade é um breve momento no tempo. Logo acaba.
Tá aí a exata descrição da música "Sombras do tempo" por este compositor.

Obrigado. Breve um video e arquivo FPL para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.