SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: A LENDA CHUCK BERRY NOS DEIXOU

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

terça-feira, 21 de março de 2017

A LENDA CHUCK BERRY NOS DEIXOU

Charles Edward Anderson Berry ou simplesmente Chuck Berry nasceu em 18 de outubro de 1926, em Saint Louis, Missouri, Estados Unidos, e é considerado o pai do rock (se tecnicamente esse estilo possuir paternidade única).


CHUCK BERRY
FONTE: I0


Apaixonado por blues e fã de artistas como Nat King Cole, foi um dos primeiros cantores negros a fundir country com  jump blues e rhythm and blues na década de 50, criando inéditas composições que falavam de carros,  garotas e diversão. 

Inicialmente criou o grupo The Chuck Berry Trio, alcançando relativo sucesso, mas foi pela gravadora Chess Records e em carreira solo que destacou-se em todo o mundo - em 1955 sua música "Maybellene" ficou em quinto lugar nas listas dos Estados Unidos. Essa música é considerada uma das primeiras "rock-and-roll songs". 

Berry foi o criador de eternos sucessos do rock como "Roll over Beethoven", "Rock And roll music" e o excepcional e envolvente que tanto aprecio, "Johnny B. Goode", todos concebidos no final dos anos 50 e começo dos 60, melhor período de sua carreira, segundo muitos críticos.

Apesar de não se destacar na música nas décadas seguintes e enfrentar sérios problemas judiciais (envolvimento com menor e evasão de impostos) seus hits se tornaram clássicos, renovando-se em performances dos The Beatles e de Elvis Presley, por exemplo. Há, sua original dança do pato "Duck Walk" tornou-se igualmente imortal.

Vale lembrar que Berry foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos.


CHUCK BERRY
FONTE: HEAVY
Berry foi revolucionário na música por mesclar ritmos conhecidos, co-criando um outro, o rock and roll, e destemidamente audacioso, pois buscava espaço nas plateias, disputando de maneira igualitária o palco com artistas brancos. 

Compositor versátil, utilizava por vezes de acordes conhecidos, e sequência aparentemente simples, sempre inovando na melodia principal, valorizando bastante a guitarra e transmitindo alegria, irreverência e satisfação no palco.

Presenciando nascimento de vários estilos e diferentes tendências musicais ao longo dos anos, permaneceu fazendo suas turnês, revivendo seus ótimos e dançantes sucessos junto com seu público admirado.

Chuck Berry infelizmente nos deixou no dia 18 de março de 2017, aos 90 anos, de causas naturais. Iria lançar um novo disco esse ano, após décadas. Tal disco, segundo familiares, será lançado.

Elvis Presley, acredito, é o Rei do rock. Já Chucky Berry é o querido pai, e sua falta será sentida, mas sua música inovadora permanecerá.

Texto e pesquisa:
Miguel Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.