SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: VIDEO "CONQUISTAR MAIS"

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

sábado, 2 de janeiro de 2016

VIDEO "CONQUISTAR MAIS"

Esse foi um video que produzi exclusivamente para o "Conta pra mim", do Site Itsnoon em fevereiro de 2015, falando sobre como junto dinheiro. O original foi excluído, revisei todo o conteúdo, reaproveitei boa parte e o repostei agora em janeiro de 2016.



Inicialmente vou manter abaixo algumas descrições do artigo original, depois comentarei sobre os motivos da iniciativa de alterá-lo:

Foram duas semanas de exaustiva produção. Todo trabalho teve de ser comprimido em apenas 30 segundos. Esse video duraria tranquilamente 1 minuto, mas tive que cortar.

Algumas tomadas ficaram de fora. Por exemplo: ao comentar sobre "trocar o lanche da tarde por algo barato e saudável", eu mostraria um hambúrguer e uma maçã, mas mesmo após preparar tal prato e filmar, tive de descartar. Há outras como retirando cabos de tomadas, desligando aparelhos etc.


No vídeo original eu relatava meus métodos de guardar dinheiro, através do hobby e da economia, e aparecia em dois ângulos, o frontal e o lateral. Essa cena foi descartada, mas abaixo segue os comentários e dados técnicos a respeito:

Utilizei no ângulo frontal a boa câmera FinePix S8200 Fujifilm FullHD 16M (emprestada de uma amigo) e lateralmente, a do meu celular L5. Após fazer uma tomada de quase 10 minutos constatei que a qualidade ficou baixa por causa da falta de iluminação. No dia seguinte, consegui com ajuda do meu pai inserir duas lâmpadas presas a cavaletes. 

O resultado ficou bom. Poderia ficar melhor? Sim, caso eu conseguisse mais lâmpadas. Como a maioria dos diretores de filmes sabem: "iluminação é tudo". Não é possível você fazer um ótimo trabalho de edição se as imagens vieram sem luz.


Contei com a ajuda de meu pai (manipulação elétrica e lâmpadas e câmera na tomada do carro), minha irmã (com belíssima participação no final), dois amigos (o que emprestou a câmera e o que cedeu o veículo) e minha avó (que permitiu fazer tomadas na casa dela). Muito obrigado a todos, inclusive aos que me incentivaram, como minha mãe.


Não houve gastos com o cenário, mas muito trabalho para organizar os objetos. O fundo que você vê são as paredes da sala. A câmera principal ficou sobre livros numa estante comum, e o celular, em uma pequena mesa lateral um pouco inclinado. Os cavaletes com as lâmpadas ficaram nas laterais e a frente (um de cada lado).


Opto preferencialmente em ficar atrás das câmeras, como o fiz na animação "Dicas de economia", mas a curadoria do Its deseja assistir a histórias reais contadas por pessoas reais. Abri essa exceção para ter maiores chances de ganhar os R$ 1.000,00. Falando nisso, a seleção é no dia 10 de março.


Programas utilizados: Magix Music Maker, 
FL Studio (onde foram criadas a trilha sonora original), Sound Forge 8, Sony Vegas 10. Posteriormente, o Corel auxiliou em algum desenho.

Serão 10 videos escolhidos. Acredito que estarei entre estes, em decorrência da originalidade, criatividade e produção.  

Falando sobre seleção, me surpreendi negativamente com a escolha da curadoria na chamada da Globo "50 anos". Elegeram seis artes que, mesmo com suas respectivas qualidades, pessoalmente, poderiam ser substituídas por outras. Haviam trabalhos impressionantes e belos como o do amigo "Braga" que não foram reconhecidos. Alguns nem receberam a menção honrosa, incluindo o(s) meu(s). Em todo caso, parabéns aos escolhidos, a globo e Its. Continuaremos a compartilhar produções e idéias.


Por que excluí o vídeo original? Às vezes no mundo artístico, criamos uma obra interessante, porém por diversos fatores, com algum ou vários elementos duvidosos, estranhos, ou que no mínimo, poderiam ser melhorados. No final, quando isso ocorre, nos arrependemos, não pela obra ser completamente uma lástima, mas por partes dela serem ruins. 

Um exemplo de uma obra de que me arrependo - não por tê-la criado, mas a forma rústica que a criei - foi Sombras do tempo. O problema nesse caso é que não posso simplesmente excluí-la e refazê-la, pois já foi exibida na Rede Brasil e registrada na Ancine! Lamentável. Convêm dizer que o teor das cenas é belíssimo, estas, porém, foram mal produzidas, desenhadas. Naquela data eu fiz a animação no pencil, com baixa resolução. Não sabia trabalhar no flash ainda. E a trilha é muito tocante, ainda preciso encontrar o original no FL e expandí-la.

No vídeo original eu não estava satisfeito com minha performance em frente às câmeras, a entonação da voz estava elevada, dada a ínfima captura do aúdio, o nervosismo aparente, e talvez na edição estiquei um pouco a dimensão da tela, ficando demasiadamente gordo.

Abaixo, na imagem, se você não assistiu o vídeo pode perceber que houve uma boa produção, mas o apresentador está estranho, incomodado, nada natural. Depois percebi que nos primeiros 1,5 segundos eu estava parecendo que eu ia espirrar - tamanha expressão fisionômica pra chamar a atenção (risos). 


Imagem da cena inicial da primeira versão "Conquistar mais"

Olhando pra essa imagem, lembro-me dos 30 segundos anteriores à animação "Sombras do tempo" onde tive que comentar sobre a produção, e devido ao baixo ângulo da câmera frontal, e cabelo bem curto (cortado insatisfatoriamente por minha irmã), fiquei quase irreconhecível, crânio largo.

Após pequenos incômodos ao assistir, finalmente, quase um ano depois, resolvi editar e trazer uma nova roupagem. Conservei quase todas as cenas do original, introduzi algumas poucas e melhorei o roteiro estrategicamente. Terei mais chances, acredito.

E é verdade: faço tirinhas, ilustrações e gravações de comerciais, mas diferente do apresentado no vídeo, não traz uma alta rentabilidade (risos). Mas são formas prazerosas de adquirir renda extra. 

Recomendo que você economize mesmo e invista num hobby que seja administrativamente promissor.

Ironicamente quando fui postar hoje, dia 03 de janeiro, descobri que a chamada foi recentemente encerrada, mas felizmente há uma chamada denominada: "Crise: Como vc vem revisando seus hábitos financeiros", que, de certa forma, há algo em comum com o proposto. Esperar pra ver se cola (risos).

Assista o vídeo em FullHD. Comente. Thanks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.