SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: EXISTE ÁGUA SALGADA CORRENTE EM MARTE

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

terça-feira, 29 de setembro de 2015

EXISTE ÁGUA SALGADA CORRENTE EM MARTE

MARS
FONTE: MIDIA/NASA

A NASA anunciou nesta segunda-feira (28) a descoberta de água salgada e corrente na superfície de Marte. Trata-se de córregos sazonais, que surgem quando as temperaturas estão acima de 23 graus Celsius (ºC), desaparecendo nas estações mais frias.  

Os cientistas criaram um método para decifrar o espectro dos pixels das imagens enviadas pela sonda Imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), já que não era possível distinguir a composição das estreias ou manchas escuras, que por sua vez, possuem 100 metros de comprimento e menos de 5 metros de largura. 

Eles chegaram a resolução de que existe sinais de minerais hidratados nessas encostas, uma ligação entre as estrias e os sais depositados com o fluxo de água salgada. Os depósitos de sal presentes nas manchas alteram o ponto de congelamento da água; Assim esta permanece em estado líquido por mais tempo. 

Considerando a ínfima pressão e a baixíssima temperatura, é inviável a permanência de água em estado líquido em Marte, porém dependendo de sua densidade e composição salina, além da estação, a água corrente é um fenômeno natural anual. Agora há provas disso, o que é maravilhoso.

Essa notícia suscita nossa curiosidade sobre vida microbiana, pois potencializa a chance de sua existência. É possível hoje encontrarmos extremófilos vivos nesses córregos? Há vida em Marte?

Breve descobriremos finalmente. Parabéns à NASA e todos envolvidos!


Texto: Miguel Jr Arts
Fontes de Pesquisa e referência: Diario do vale e Uol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.