SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: NEW HORIZONS CHEGA A PLUTÃO!

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

quarta-feira, 15 de julho de 2015

NEW HORIZONS CHEGA A PLUTÃO!

PLUTÃO
Crédito Imagem: NASA

Ontem, terça-feira (14) a sonda New Horizons chegou, após mais de 9 anos de jornada e 4,8 bilhões de Km percorridos, ao ponto mais próximo de Plutão. É a primeira vez que um instrumento humano chega a esse planeta anão.

Ela foi lançada em 19 de janeiro de 2006, com o objetivo de verificar a geologia de Plutão (que é considerado planeta anão), sua tênue atmosfera, suas luas, bem como mapear as superfícies.

A velocidade da sonda chegou a quase 50 mil Km/h e esta imagem foi feita a cerca de 12.500 km de distância.

Além de detalhes jamais vistos pelo Hubble, como o "Coração" (popularmente chamada a região clara da imagem), a sonda revelou que Plutão é efetivamente o maior objeto do Cinturão de Kuiper. Possui 2.370 Km de diâmetro.

Plutão possui cinco Luas: Caronte, Nix, Hidra, Cérbero e Estige. Estas quatro últimas foram descobertas durante a longa jornada. 

Ele foi descoberto em 1930 pelo astrônomo norte-americano Clyde Tombaugh (1906 - 1997). Suas cinzas estão a bordo da sonda espacial.

Plutão leva mais de 6 dias para completar sua rotação e 248 anos em sua translação.

Parabéns a NASA e a todos os envolvidos na missão. Ainda receberemos muitos dados relevantes e inéditos.


Texto e Pesquisa:
Miguel Jr Arts

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.