SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: ITSNOON - DÉCIMA SÉTIMA ILUSTRAÇÃO

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ITSNOON - DÉCIMA SÉTIMA ILUSTRAÇÃO

Hello. Essa é a primeira publicação de 2015. Ótimo ano novo pra você.
Trata-se de minha terceira e última participação na super chamada promovida pela Globo no site ItsNoon. Na primeira recebi um pequeno puxão de orelha, na segunda (infinitamente superior) ainda não se manifestaram (exceto alguns amigos que adoraram). Agora veremos. 

Há ilustrações fenomenais de amigos da rede. Belas imagens. Será um árduo trabalho para a equipe da Globo. Entretanto, espero que essa minha esteja entre as seis selecionadas. 

Inicialmente desenhei o rosto desse garotinho. Pesquisei na net aleatoriamente três rostos de bebês, os levei para o Corel e comecei a vetorizar alguns detalhes, depois alterei e estilizei o máximo possível. Há numerosos detalhes: cílios, gengiva, dentes. Foi literalmente uma semana inteira só no rosto do garotinho.

Mostrei o resultado do rosto para minha irmã, que o achou bonito, porém velho, com muitas rugas (enchi de manchas e efeitos, tudo com traço ou borda). Então retirei todas as bordas e enxuguei o máximo. 
Ela adorou e eu também. O cabelo foi outro capítulo a parte, pois é totalmente original. 

Pensei em colocá-lo segurando o planeta Terra. Devido ao resultado insatisfatório, optei em deixá-lo apenas o olhando - sem criatividade. Por fim, pensei no balão. Seria um balão redondo, mas o formato do coração ficaria bem mais impactante e profundo.

Pesquisei imagens de araras e comecei a vetorizar uma. Não sabia que penas de asas eram tão difíceis de desenhar. Pu** que o pariu! (desculpe-me, mas desenhar pena de asas é estressante e quase sufocante). 


Passei mais de uma semana, desenhando pena por pena, sombras. As fiz por camadas separadas. Exemplo: penas verdes, penas azuis. Foram quatro ou cinco conjuntos. 


A arara tem uma bela crista e há muitos detalhes apenas na sua cabeça, quase imperceptível.

Percebeu que em minhas ilustrações não uso imagens reais, né? Poderia recortar uma arara, mas optei, como sempre, por criar meu próprio mundo.

Personalizei com efeitos de bolas e uma calda muito exótica, louca mesmo. É uma arara quase mutante, com calda ou tentáculos. Pra fazer as sombras desses tentáculos foram gastas mais horas.

Finalmente, um acabamento no photoshop com onda em degradê (passagem da mata para o mar), borda e pronto.

Nome:
FUTURE

Descrição:
Para o futuro, desejo a leveza do amor no mundo, a beleza e plenitude da natureza e a felicidade do sorriso puro e promissor de uma criança. Apenas.


Espero que o esforço traga-me bons frutos. No mínimo, mais uma arte digital estilizada e original divulgada.

Para você que leu o texto até aqui, interessado(a) em arte digital ou manual, compartilho abaixo, com exclusividade no blog, a imagem do "GAROTO FUTURE", detalhe da ilustração. No close é possível verificar pupilas, reflexo nos olhos, marquinhas nos dentes, sombra na língua, salivas, ranhuras nos lábios e cabelo irado. 

Como afirmei, retirei todas as bordas do rosto, com exceções pontuais, claro, como da pupila.

A imagem está praticamente crua. Só houve alteração no contraste e suavização inferior. 

Admito que poderia ter trabalhado mais no cabelo. Há numerosas bolas ou círculos e, tecnicamente, cada uma demonstra relevo, sendo necessário efeito individual de sombra e luz, mas preferi destacar algumas e subjetivar as outras. Cá pra nós: meu interesse maior seria trabalhar exaustivamente na face, como o fiz.

Somente pra você perceber a magnitude da complexidade de uma ilustração aparentemente simples, o conjunto de formas e rabiscos digitais que quase ninguém nota, mesmo estes sendo relevantes e exigindo dedicação e tempo.

Com exclusividade adicionei abaixo detalhes da "ARARA FUTURE". A imagem só teve o contraste alterado. Está completamente bruta. 



Analise comigo as plumas ou linhas ao redor do olho e as temidas penas, onde é possível ver luz de um lado e sombra do outro. Na imagem separei a metade das três principais asas, sendo que a outra metade não foi copiada e colada, mas desenhada e pintada. Não a coloquei aqui para não ficarem demasiadamente pequenas.

Há ainda a calda ou tentáculos originais. Comecei desenhando as penas centrais. Depois resolvi inovar. Sombra e luz novamente se destacam.

Essa imagem é a versão bruta. Além de adicionar elementos como as bolas, adicionei rabiscos na pelagem da ave e outras coisas. Optei em mostrar a você a forma original desnuda. 

Boa sorte a todos os amigos(as) da rede Itsnoon e parabéns a Globo pela iniciativa e aniversário, independente de resultado.

Thank You.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.