SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: VIDEOS NO FESTIVAL DO MINUTO

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

VIDEOS NO FESTIVAL DO MINUTO

Participo do Festival do Minuto há algum tempo, e venho divulgando estritamente trabalhos autorais nele, como a animação Um Tempo para o Tempo.

Resolvi participar da categoria: "A Grande Ideia Brasil II", onde o usuário pode utilizar o acervo do site "Getty Images". Baixando diversos materiais deles, editei e produzi dois vídeos bem legais.

Esse foi o primeiro: "DIREÇÃO DEFENSIVA".
Belos testes de colisões com mensagem de alerta.

Nesse vídeo tentei mesclar trilha sonora e imagens (o que, tecnicamente, é um desafio, pois o trabalho é minucioso e consome elevado tempo, por mais que seja visto em alguns segundos).

Criei uma trilha eletrônica (FreeStyle com elementos de DubStep) e a sincronizei, com o máximo de precisão, com as imagens, transmitindo suspense e literalmente impacto visual e sonoro. A finalizei com uma mensagem de alerta e uma imagem em "Slow Motion" de alegria e beleza infantil, familiar.


Esse foi o segundo: "PERSPECTIVA DO TEMPO"
Time-Lapse e Slow Motion com mensagem coletiva poética de reflexão.

Nesse vídeo tentei transmitir nossa rotina, a sensação de tempo escasso, 
multitarefas, a imposição social (capitalista até) da necessidade de ganho, obrigações, eficiência, qualidade, stresse etc. Para isso, usei imagens do acervo em Time Lapse. Paralelamente ao caos e frenética vida globalizada, mostrei a riqueza e paz nos pequenos detalhes da vida, vistos, e não vistos, a olho nu. 

Usei parcialmente uma trilha minha original reflexiva de piano (que ainda nem registrei). Não a revelei por completo, estrategicamente. Mas é uma trilha que chama a atenção de tanta sensibilidade transbordante, suponho.

Estamos com falta de tempo ou simplesmente não o administramos bem? É melhor estar preso duas horas no maldito trânsito ou se jogar com amigos num lago num dia de sol? Use melhor seu tempo - foi o que, em última instância, transmiti. Acho que consegui.

Vale lembrar que mesmo com o cadastro no site, todas os vídeos que baixei não foram em HD e havia uma logo de fundo. Segundo regulamento, caso fosse pré-aprovado, enviariam os originais.


Análise pessoal

Quanto ao primeiro vídeo, a curadoria ou equipe julgadora do Concurso, o pontuou com duas estrelas das seis possíveis, ou seja, tirei cerca de 3,3/10,0. Respeito tal opinião, mas mereceria pelo menos, três estrelas.

No segundo vídeo recebi três estrelas (5,0/10,0). Acredito que, pela mensagem visual e linguagem poética transmitida, cinco estrelas seria o esperado. Seis seria o ideal, talvez. Com essa pontuação (5 estrelas) receberia destaque no site e poderia ficar entre os finalistas, ou aumentaria minha chance.

Já participei com diversos vídeos do Festival do Minuto - todos animações até exclusivas para o site, como "O Resgate de Jack". Nunca recebi além de 3 estrelas. Em alguns, duas. Sei que eles tem seus critérios. Há vídeos que recebem destaques, mesmo questionáveis no roteiro, iluminação etc.

Quem sabe, terei mais chances na próxima vez, após análise da curadoria.

Em todo caso, é relevante e digno de elogios a iniciativa de criar portais como o Festival do Minuto, onde todos podem apresentar suas artes. Apesar das ressalvas, é bom fazer parte da comunidade. Parabéns aos organizadores pela iniciativa de criar essa ótima plataforma.


Obs.: Todas as imagens, exceto edição, trilha e textos adicionais pertencem ao
"Getty Images".

Se você não conferiu os vídeos nem os sites, vale a pena. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.