SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: VICTOR E VICTÃO COSMONAUTAS - 031

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

terça-feira, 15 de julho de 2014

VICTOR E VICTÃO COSMONAUTAS - 031


Tirinha 031 da série Victor e Victão Cosmonautas, abordando as Eras Geológicas do Planeta Terra, eventos determinantes, nossas origens, e questionando a influência de divindades. O personagem mantêm-se cético quanto ao sobrenatural, e explana seu ponto de vista científico. Como sempre, há humor, pois enquanto Victão expõe suas idéias, o coitado do Victor está desesperado e quase se suicida!

Tirinha com formato diferenciado, dada a necessidade da grande explanação do assunto, que é polêmico e necessitou de várias pesquisas.

Análise temática da tirinha:


A visão do personagem Victão é a mesma do autor. Aliás, o autor é ateu. Na tirinha fica claro que o personagem é cético, no mínimo. 


Não houve necessidade de Deus ou deuses nos eventos aleatórios e naturais que nos trouxeram aqui. Sabemos como as estrelas surgem, como os sistemas extra solares se desenvolvem e trabalham. Sabemos a idade da nossa estrela, como ela se formou, como a Lua pôde estar ali em cima. Temos fósseis e vemos em rochas, vestígios de mudanças climáticas drásticas, ou eventos abruptos como o que extinguiu os dinossauros a 65 milhões de anos. Podemos acompanhar a evolução dos nossos ancestrais através dos seus fósseis. A adaptação ao meio e mutações não são simples teorias: temos um ancestral comum, descemos das árvores a 3 milhões de anos. Todos vinhemos da África!

A ciência pode não ter todas as respostas, como abordada na tirinha (que por sinal, é super polêmica), mas não há espaço para o sobrenatural. Como a vida surgiu? Talvez com a água trazida por cometas ou em fontes hidrotermais etc - não sabemos com certeza. Mas a vida é comum no Universo, apenas não descobrimos isso. E olha que podemos confirmar isso logo, acredito, e em nosso quintal: Titã, Europa, Enceladus. 

Deus ou deuses não existem. São criações humanas. Se você acredita e é feliz, continue. Admito que acreditar em algo além daqui é confortante, embora uma fantasia. E mais uma vez: humanidade e empatia podem ser praticadas por pessoas "sem Deus no coração".

Tirinha, texto e pesquisa:
Miguel Jr Arts

Recomendo para pesquisa sobre as Eras geológicas o link do site:
Sua pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.