SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: IMPRESSIONISMO - CLAUDE MONET

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

terça-feira, 6 de maio de 2014

IMPRESSIONISMO - CLAUDE MONET

Essa é uma das obras de Monet que mais aprecio: Mulher com Guarda-Sol de 1875.

Claude Monet nasceu em Paris, no dia 14 de novembro de 1840. Faleceu em Giverny, em 5 de dezembro de 1926.

Em 1862, Monet, em Paris estudou no ateliê do academicista Charles Gleyre, onde conheceu Frédéric Bazille, Alfred Sisley e Renoir, de quem tornou-se amigo e formou o grupo de impressionistas.


A exposição realizada em 1874 no estúdio parisiense do fotógrafo Nadar foi pejorativamente qualificada pela crítica como "impressionista" devido ao quadro de Monet ali exposto, "Impressão: o sol nascente". O nome impressionismo tornou-se corrente e Monet passou a ser considerado o chefe dessa escola.


O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. 


Características do impressionismo nas artes plásticas: - Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;

- Uso de técnicas de pintura que valoriza a ação da luz natural;
- Valorização da decomposição das cores;
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

Ele é meu grande ídolo nas artes plásticas, o considero como pai do impressionismo, e a propósito, será uma referência durante meus trabalhos. Isso mesmo: ainda esse ano começarei a produzir cerca de 17 telas (sendo algumas 40X60 e 80X60). Será uma série sobre mar. 


Tirarei diversas fotos de praias sergipanas junto com personagem feminina etc. Já adquiri duas caixas de tintas, óleo de linhaça e comprei algumas telas (aguardando pelos correios). 


As registrarei e farei uma exposição. A média do valor será de R$ 350,00.


E afinal, por que impressionismo? Pela liberdade de pintura, pela não necessidade de traços bem definidos, pela captura da essência e da cena real retratada com leveza, movimento, pela mistura de cores principalmente para retratar as sombras, que traz realismo. Na verdade, no impressionismo você não precisa se preocupar com definição, apenas detalhes (não definidos). No meu caso, audaciosamente apelidarei meu estilo de "impressionalidade", pois alterarei parcialmente cada paisagem.

 
Novidades em primeira mão trarei aqui no blog, após, claro, registrá-las!



Texto:

Miguel Jr Arts

Pesquisa:

http://www.e-biografias.net/
http://www.suapesquisa.com/

Imagem:

Claude Monet - divulgação net



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.