SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: DESCOBERTO EXOPLANETA DO TAMANHO DA TERRA EM ZONA HABITÁVEL

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

sexta-feira, 18 de abril de 2014

DESCOBERTO EXOPLANETA DO TAMANHO DA TERRA EM ZONA HABITÁVEL


O Telescópio Espacial Kepler detectou o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra orbitando uma estrela anã, menor e menos quente do que o Sol, na zona habitável. 

O artigo foi divulgado ontem, dia 17 de abril, na revista científica americana Science.

"É o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra encontrado na zona habitável de outra estrela. O que torna esta descoberta algo particularmente interessante é que este planeta, batizado de Kepler-186f, tem o tamanho terrestre e está em órbita ao redor de uma estrela classificada como anã, menor e menos quente do que o sol, na zona temperada onde a água pode ser líquida", destaca Elisa Quintana, astrônoma do centro de pesquisas Ames, da Nasa, que ficou à frente da pesquisa.

A massa e composições do Kleper-186f são desconhecidas. O tamanho é o parâmetro confirmado. Pesquisas anteriores sugerem que um planeta do seu tamanho, provavelmente seja rochoso. Ele tem raio 1,1 vez maior do que o da Terra e está na categoria de planetas rochosos do nosso Sistema Solar.

O Kepler-186f está situado a 490 anos-luz da Terra - quase meio milênio de viagem à velocidade da luz - uma amarga distância. 

Agora resta aguardar novas confirmações e medições sobre mais de suas características. Entretanto, a notícia é surpreendente, dada a possibilidade real de água líquida e quase consequente vida alienígena (nem que seja microscópica).


Fonte do texto e pesquisa:
http://blog.cienctec.com.br/
www.jpl.nasa.gov/
http://www.correiobraziliense.com.br/
migueljrarts.blogspot.com.br


Fonte da imagem: 
NASA / Divulgação Net



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.