SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************SEJA BEM VINDO, AMIGO (A)*****************ESTE É O BLOG: MIGUEL JR ARTS*************************************************************************************************************************
Contador Grátis Miguel Souto: NOVAS FOTOS DE DIONE E OUTROS SATÉLITES NATURAIS DE SATURNO

Quem sou eu

Minha foto

Radialista, nascido em Aracaju-Se, estudante de administração, amante da astronomia - vê na Ciência/Cosmologia o meio para a resposta da maioria das grandes questões. Compositor que também desenha, e além disso, escreve roteiros e cria outras coisas. Ateu, empático, pacifista. Apaixonado por rock, música eletrônica e filmes, sobretudo de ficção. Autodidata, obsecado por conhecimento.

MINHAS ANIMAÇÕES

Loading...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NOVAS FOTOS DE DIONE E OUTROS SATÉLITES NATURAIS DE SATURNO

As imagens mostram as fraturas na superfície de Dione, e ao fundo, os anéis de Saturno e outras duas luas do planeta, Epimeteu e Pandora. A Cassini concretizou uma passagem a apenas 98,8 km de distância da superfície de Dione. Este encontro foi primariamente destinado à obtenção de leituras térmicas das extensas fracturas existentes no hemisfério líder, e à realização de medições da propagação de ondas rádio no interior desta lua de Saturno para a determinação do seu grau de diferenciação interna. A sonda Cassini foi lançada em 1997 para estudar a composição das luas de Saturno – mais de 60 satélites naturais já foram encontrados na órbita do planeta.

Descrições das imagens:

Ocultação de Mimas pela lua Dione Imagem obtida pela Cassini a 12 de Dezembro de 2011.
Mimas reemergindo no lado nocturno de Dione. Imagem obtida pela Cassini a 12 de Dezembro de 2011.
A pequena lua Prometeu pouco antes de ser ocultada por Dione. Estão incluídos neste cenário os anéis de Saturno e a lua Epimeteu. Imagens obtidas pela sonda Cassini a 12 de Dezembro de 2011.

CRÉDITOS DOS ARTIGOS: G1.GLOBO.COM e http://astropt.org/blog/2011/12/14/missao-cassini-imagens-espectaculares-do-encontro-com-dione/

CRÉDITO DAS IMAGENS: NASA/JPL/Space Science Institute

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a), sua opinião é relevante. Esse espaço é todo seu. Críticas, retificações ou ratificações são sempre bem vindas. Não utilize, porém, palavrões ou depreciações. Obrigado.